Recepção aos Calouros da USP Ribeirão Preto

O campus da USP Ribeirão Preto prepara atividades para recepcionar os novos alunos em 2016. Jogos de integração, ações solidárias e de conscientização, palestras, torneios, visitas monitoradas e eventos culturais estão programados para a Semana de Recepção aos Calouros na USP de Ribeirão Preto.

Este ano a recepção será entre os dias 15 e 19 de fevereiro, com o tema Agora você vai vivenciar, explorar, aprender, entender, descobrir e construir muito mais. No dia 17 de fevereiro, quarta-feira, no período da manhã, haverá a tradicional calourada unificada que reúne os novos alunos de todas as Unidades, para um café da manhã no Restaurante Universitário.

Em todas as unidades os novos alunos serão recebidos pelos diretores, presidentes de comissões, chefes de departamentos e ex-alunos. Também é unanime a preocupação com o despertar da consciência ambiental e atitudes de segurança. Em todas as Unidades haverá palestra da Comissão de Gestão Ambiental – USP Recicla e algumas optaram por oferecer também palestra sobre Segurança na Universidade.

Além das atividades comuns veja alguns destaques das atividades programadas pelas Unidades.

Medicina

Na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), dia 15/2, os novos alunos vão visitar os laboratórios e todos vão ouvir palestras sobre o Complexo de Saúde do Hospital das Clínicas da FMRP e sobre O Significado de fazer parte de uma universidade pública. Os alunos da Fonoaudiologia serão apresentados ao Projeto Pedagógico do curso e vão conhecer o Centro Integrado de Reabilitação do Hospital Estadual-CIR-HERP. Os calouros da Fisioterapia terão aula expositiva sobre as diferentes áreas de atuação do Fisioterapeuta e vão visitar a Casa do Vovô, instituição de atendimento aos idosos em Ribeirão Preto.

Ainda na segunda-feira, os calouros do curso de Nutrição e Metabolismo terão palestra sobre Conversa com Egressos: áreas de atuação do Nutricionista e no dia 17/2, exibição do filme Muito Além do Peso. O curso de Ciências Biomédicas terá palestra sobre Pesquisa, desenvolvimento e inovação em Ciências Biomédicas: reflexões sobre sonhos e desafios. Já os alunos da Informática Biomédica participam de palestras e fazem ações junto à comunidade visitando e realizando doações a casas de idosos. Os da Terapia Ocupacional terão Apresentação de vídeos sobre diferentes áreas de atuação e populações atendidas pelo Terapeuta Ocupacional, além da realização de um piquenique.

Na FMRP os novos alunos também participam do torneio TICa, evento de integração com plantio de árvores e atividades solidárias como doação voluntária de sangue a partir das 8 horas do dia 19/2.

Direito

Na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) no primeiro dia de recepção, 15/2, às 8h30, os novos alunos receberão Kit calouro.  Ainda no período da manhã, aula inaugural sobre Discriminação de gênero e violência contra a mulher, com a professora Débora Diniz da Universidade de Brasília (UnB), oficinas culturais e lançamento do curso de fotografia. Na terça-feira, 16/2, tem Júri Simulado e na quarta-feira, 17/2, tem tarde solidária com visita ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social para Pessoas em Situação de Rua, e entrega de alimentos arrecadados. No último dia da semana de recepção, 19/2, os alunos vão plantar a árvore da turma e escolher a foto da semana.

FEARP

Os novos alunos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) serão recepcionados nos dias da matrícula, 11 e 12/2, com palestras sobre Finanças Pessoais- CMF; Marketing Pessoal; Projetos Sociais da Enactus. No dia 12/2 os temas são Intercâmbio na Faculdade e empreendedorismo, com o Núcleo de Empreendedores.

No dia 15/2, tem Feira de Informações, que vai abordar Pesquisas e Bolsas, Intercâmbio, Estágio, Graduação, Programas Sociais, Biblioteca Central e Entidades Estudantis, no Saguão do Bloco A da FEARP. Dia 16, às 19 horas tem aula magna. Já na quarta-feira, 18/2, às 12h30 acontece o Mutirão Social do Centro de Voluntariado Universitário – CVU, em parceria com o Enactus no projeto Tio João.

Enfermagem

No primeiro dia de recepção na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) haverá entrega Faixinha da Enfermagem. Também haverá mesa-redonda no dia 15/2, às 10h45, sobre Violência social no ciclo vital, e caminhada de conscientização a favor da saúde, no dia 16/2, às 13h30, com o tema Aprender e apreender sobre objetos do cuidado da Universidade e da Enfermagem incluindo você. A unidade também promove dia 18/2, várias palestras sobre os sistemas de informação e gerenciamento da Universidade, como Stoa/Moodle e Júpiter, por exemplo. Dia 19/2 tem a palestra O trabalho do Enfermeiro, apresentada pelos profissionais do Hospital das Clínicas da FMRP, da Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto e da EERP.

Farmácia

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) programou para o primeiro dia de recepção, 15/2, às 11 horas, palestra sobre Farmácia como profissão do futuro: da tecnologia ao paciente, com a diretora da Unidade, professora Maria Vitória Lopes Brada Bentrley, e um bate-papo entre os novos alunos e os professores do primeiro ano do curso. No dia 16/2 tem palestra sobre O curso de Graduação na FCFRP, com Sérgio Albuquerque, presidente da Comissão de Graduação e com a pedagoga Márcia Mendes Ruiz, ambos da FCFRP. No dia 19/2 haverá plantio de árvore no Horto Medicinal da FCFRP e workshop musical com Unidus da Dorotéia.

Odontologia

Neste ano a FORP promove a campanha Somos todos iguais em tempos diferentes, com a arrecadação de fraldas geriátricas, com lançamento no dia 15/2, às 9 horas. Logo após haverá dinâmica com o tema Igualdade de gênero. No mesmo dia os novos alunos da FORP terão palestras sobre o curso e sobre voluntariado. No dia 16/2, a partir das 9 horas, participarão de campanha educativa Câncer Bucal – Tô fora, na Esplanada do Theatro Pedro II, centro de Ribeirão Preto. Já no dia 17/2, às 15 horas terá Workshop sobre Higiene Bucal em crianças e idosos organizado pelo Grupo de Estudos da FORP. Além das várias palestras os calouros vão arrecadar alimentos em ação educativa, dia 18/2, a partir das 9 horas, na Vila Tibério, em Ribeirão Preto. Neste mesmo dia vão orientar os moradores da Casa do Vovô Albano e Lar Santa Rita de Cássia, sobre manutenção da saúde bucal em idosos. E no dia 19/2, vão entregar o que foi arrecadado nas ações solidárias e educativas, no Hospital de Retaguarda Francisco de Assis e na Creche Espírita Aprendizes do Evangelho.

Filosofia

Já na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) logo no primeiro dia os calouros serão convidados a fazer doações de alimentos e roupas. Serão apresentados aos Centros Acadêmicos e Atlética e aos Projetos da Unidade. No dia 16/2, haverá apresentação da Empresa Júnior e do Centro Estudantil do curso de Matemática Aplicada a Negócios; o curso de Biologia promoverá a tradicional Caça ao Tesouro. Na Música tem aula inaugural com o professor Rubens Ricciardi, coordenador do curso; a Psicologia promove oficina sobre a profissão de psicólogo e apresenta as cartas e vídeos elaborados pelos alunos do último ano, já curso de Pedagogia realiza aula inaugural e roda de conversa com os alunos. Haverá também roda de conversa com os coletivos: negro, feminista, LGBT entre outros, além da discussão sobre a permanência estudantil; plantio de árvores com placas comemorativas; torneio esportivo entre calouros e veteranos; sarau dos discentes também está na programação da Filô. No dia 17/2, às 14 horas, a unidade fará um Mutirão para visita e entrega de doações a entidades para idosos, e promove mesa-redonda com docentes especialistas no tema Pensando gênero, assédio e violência na Universidade.

Educação Física

Na Escola de Educação Física, no dia 16/2, às 20 horas, os novos alunos terão apresentação artístico musical no Auditório da Faculdade de Direito, além de palestras sobre a importância da doação de sangue; sobre o mercado de trabalho na área de Educação Física e Esporte. Já no dia 19/2, os estudantes vão visitar as Instituições Esportivas Públicas, Centros Poliesportivos e Parques da Cidade de Ribeirão Preto com o objetivo de disseminar a cultura do esporte.

Mais informações: (15) 3315.3525

Para acessar a programação completa de cada Unidade, clique nos links abaixo:

EERP – EEFERP – FCFRP – FDRP – FEARP – FFCLRP – FMRP – FORP

Por: Crislaine Messias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *